Melissa

A melissa é uma planta vivaz e aromática que pode atingir 70-80 cm de altura. O seu caule é forte e ramificado. As folhas são ovais, com uma forma muito próxima de um coração, têm as bordas recortadas, são um tanto distorcido e sua cor é verde-amarelo. As flores são muito pequenas, brancas ou rosadas, esta planta aparece na estação quente logo após o frio. A sua origem é do sul da Europa.

Floresce no final do Verão. As flores  são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa “abelha”). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a renascer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.

A Melissa officinalis é largamente confundida com a popularmente chamada erva cidreira de folha (Lippia alba), que possui flores lilases e amareladas em longos galhos quebradiços, mas que não possui as mesmas propriedades medicinais que a Melissa officinalis. A erva cidreira é descendente do género botânico Melissa.

Envie este artigo aos seus amigos »

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *