Melissa: uma planta medicinal

Melissa officinalis é o nome científico da Melissa, é uma planta perene e muito resistente a todos os tipos de clima. Por excelência é uma planta aromática, por este motivo é plantada como planta ornamental, bem como outras plantas medicinais, tais com;

  • Camomila
  • Lavanda
  • Etc…

As suas folhas emitem um odor muito semelhante ao limão e delicioso aroma inebriante, os jardins são lugares perfeitos para plantar a Melissa para podermos perceber o seu potencial e maravilhoso perfume.

Propriedades da melissa ou erva-cidreira: uma erva para a ansiedade

De acordo com muitos estudos já efetuados e que demonstraram, a Melissa é uma das plantas mais eficazes para a depressão como planta medicinal. Há 500 anos era conhecido como o elixir da vida e durante o século XVIII recuperou sua popularidade como uma infusão para promover a longevidade.

As propriedades do chá de erva-cidreira são um excelente calmante que deve ser tomado antes de dormir, ao deitar. É também eficaz contra as dores menstruais. O seu efeito é mais forte se as folhas forem recém colhidas e as usar.

O óleo ou limão da melissa em forma de bálsamo pode ser aplicado como um remédio externo para feridas. Há quem utilize também algumas gotas de óleo de erva-cidreira e que é usada para repelir insetos.

Tal como o óleo ou as folhas frescas da melissa, são recomendados para combater distúrbios respiratórios, como a tosse ou febre do feno.

Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomenda o uso tradicional de extratos de infusão e hidro-alcoólicos, por via oral, para o tratamento sintomático de distúrbios digestivos: espasmos leves, inchaço, flatulência, bem como distúrbios do sono de origem nervosa, agitação e irritabilidade.

Melissa e os seus benefícios

Além das suas propriedades medicinais, o uso da Melissa na cozinha são variados, a partir de vinagre aromatizado para cortar as folhas para adicionar em saladas, saladas de frutas, geleias ou cremes.

O seu chá são deliciosos tomados bem gelados, a utilização da erva cidreira(Melissa) em pastelarias como decoração são uma mais valia para atrair clientes, até porque os olhos também comem.

Melissa: como é cultivada

A localização ideal para o cultivo da melissa deve ser em local levemente sombreado, porque o seu sabor diminui se esta  plantada estiver em locais muito ensolarados. O solo deve ser fértil e bem drenado.

É uma planta com sabor muito parecido ao limão fortemente com nervuras e intenso. O seu caule é duro e com seção quadrada. Os seus ramos podem chegar a um metro de altura.

Para tirar todo o proveito desta planta o melhor será colher ainda com as folhas bem frescas para não perder as suas propriedades aromáticas e medicinais.

Envie este artigo aos seus amigos »

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *