A origem da erva cidreira

A erva cidreira é chamada de Melissa, porque vem da palavra “botânica” referindo-se ao “Honey Bee“, mas em grego, porque a planta tem características doces em óleos voláteis. É uma planta conhecida pelo seu efeito relaxante/revigorante do corpo, e muito confortável de usar, especialmente o seu chá.

O tronco vem em tufo, ramificada a partir da base, seção quadrada, na posição vertical. Grandes folhas, com um oposto, ovoladas, pecíolos lanceoladas, verde, serrilhadas, salientes pálidas e dorsal reticulada.

As folhas são de um verde profundo no lado ventral e verde claro no lado dorsal. As flores são brancas. O seu arbusto pode ir de até dois metros de altura, muito ramificado extremamente finos, oblongo e com ramos muito facilmente quebradiços.
Folhas opostas, oval ou oblonga, púberes e bordas serrilhadas. A folha é a parte utilizada da planta.

Quais as ervas costumamos chamar de erva cidreira?

A erva cidreira pertence vem da família Poaceae.

Depois há quem chame de Capim-limão (Cymbopogon citratus), muito falada e conhecida no Brasil, Capim-limão.

As características da erva cidreira

  • Suas folhas podem ser confundidas com espécies de hortelã (hortelã/menta) mas o que diferencia é que a Melissa tem um gosto mais cítrico e aroma de limão.
  • É uma planta que dá flores brancas geralmente no verão, que atraem abelhas, mas existe uma lenda de que se colocar folhas da Melissa na colmeia, espanta as abelhas.
  • Cresce até 1 metro e meio (1,2 m). Já a outra espécie denominada Lippia alba cresce até 3 metros.
  • É perene e arbustiva.

Qual a real origem da erva cidreira

É originária de clima temperado, por isto dá-se bem em temperaturas mais baixas, porém não suporta invernos rigorosos e geadas. Pode ser cultivada sob sol pleno ou a meia-sombra. Prefere solo rico em matéria orgânica, com boa umidade e bem drenado. Propaga-se por sementes, divisão de touceira e por estaquia.

Na Inglaterra, no século XVII, além de atribuir-se a ela a atuação positiva sobre a longevidade, acreditava-se também que tinha poderes mágicos para atrair o ser amado. Na Malásia é cultivada em grandes quantidades, para a fabricação de perfumes. Desde o sec. X, era utilizada pelos árabes para reduzir a ansiedade e aliviar a depressão.

Colheita e conservação: A colheita depende da parte da planta que será utilizada ( raiz, casca da raiz, rizoma, bulbo, tubérculos, caule, casca do caule, látex, sumo, resina, lenho, cipós, ramos, folhas, flores, botões florais, estigmas, pólen, frutos, cascas dos frutos e sementes); é importante observar a época da colheita ( na floração a planta é mais rica em princípios ativos), algumas plantas são colhidas à noite (babosa ) . A melhor forma de colher é após uma chuva, quando as plantas estiverem secas e limpas

Diz o povo que o chá de erva cidreira, tomado todas as manhãs (adoçado com mel) traz de volta a juventude, fortalece o cérebro e ajuda a combater a inércia natural.

Suco de erva cidreira – vídeo

Envie este artigo aos seus amigos »

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *